Depressão é muito diferente de tristeza e é um sintoma que deve ser levado muito a sério! Infelizmente muitas pessoas não compreendem o que sentem quem sofre de depressão, o que pode contribuir muito para o agravamento da doença.

A depressão é um distúrbio de alteração do humor muitas vezes incapacitante, pois diminui o interesse e prazer pela vida.

Sentimento de tristeza profunda persistente e às vezes desproporcional, medo, desespero e desamparo são muito comuns. Muitas vezes a depressão vem acompanhada de sintomas físicos como perda de apetite, falta de sono, cansaço excessivo, diminuição da atenção.

Uma diferença básica entre a depressão e a tristeza que possa ser de melhor entendimento é que a tristeza tem um motivo justificável é a depressão não tem uma causa que seja justificável.

Por exemplo a tristeza vem acompanhada de situações em que a pessoa se sente desapontada por motivos como término de relacionamentos, perda de emprego, lembranças desagradáveis, a pessoa chora, sente angústia, mas é uma tristeza passageira e não exige tratamento pois a pessoa encontra recursos para enfrentá-la.

Já a depressão tira a energia da pessoa, a sensação é que tudo está ruim. O sentimento de culpa está presente o tempo todo, há baixa estima e essa sensação não passa. Precisa de tratamento psiquiátrico para uso de medicação e de psicólogo para tratamento emocional.

Muitas pessoas não sabem e não entendem o que é a depressão e muitos acreditam que é falta de vontade da pessoa. Infelizmente a depressão não está associada à vontade e requer que a pessoa se cuide e que a família e amigos apoiem, para evitar que a pessoa chegue ao estágio de querer tirar a própria vida através de um suicídio.

A depressão é uma das doenças de maior causa de morte no mundo, por isso precisamos ficar atentos.

Conhece alguém que sofre desse transtorno? Conhece alguém que não acredita que depressão seja uma doença? Comente abaixo.

Quer saber uma maneira de mudar, se fortalecer e obter sucesso na vida? clique no link: http://bit.ly/visionmedesenvolvimentopessoal
Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira