Muitas pessoas não sabem a diferença entre poder e autoridade e na prática acreditam que exercem uma liderança positiva.

Um líder deve necessariamente conquistar a confiança e o respeito do grupo que lidera através da autoridade e não do poder.


James Hunter no livro o monge e o executivo, define poder como forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, mesmo que a pessoa não queira fazer e define autoridade como a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer devido sua influência pessoal.

As pessoas que se apoiam no poder se sentem ameaçadas com quem se apoia na autoridade, elas reagem e criam problemas. O poder é utilizado quando a autoridade for quebrada ou nunca existiu.

Poder e autoridade estão presentes não apenas em setores empresariais, mas também na família, por exemplo, a relação pais e filhos.

Poder como líder em empresa:

Liderar uma equipe com imposições ou ameaças mesmo que veladas podem desmotivar toda uma equipe.

Poder como pai, mãe ou cuidador:

Educar os filhos com imposições ou ameaças mesmo que veladas podem resultar em muitos conflitos na relação.

Em ambos os casos o resultado poderá ser de queda nos resultados, insubordinação, ausência de respeito e admiração e até mesmo adoecimento, pois a liderança através do poder gera medo, ameaça e punição.

Um ponto importante a considerar que este é um padrão de comportamento aprendido e muitas vezes a pessoa nem se dá conta que reproduz o que teve como modelo.

Liderar com autoridade:

Liderar com autoridade é uma habilidade em que se desenvolve o uso pessoal nas relações. É uma pessoa que motiva, ganha espaço nas relações, conquista confiança, elogia o que foi bem feito e faz críticas construtivas sem humilhar ou diminuir o outro. Chama a atenção em particular, elogia em público, deixa as pessoas expressarem suas opiniões e, principalmente, as pessoas compreendem uma orientação como um pedido e não como uma exigência, ou seja, exige delicadeza para conquistar respeito e admiração.

Então faça uma reflexão. Como líder como você lidera? Através do poder ou da autoridade? Comente aqui abaixo.

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira