A saúde mental tem relação com o equilíbrio emocional e o bem estar do indivíduo, com a qualidade de vida e com a forma que a pessoa responde as situações do cotidiano. Ter saúde mental é saber lidar consigo mesmo e com as suas emoções.

Neste artigo apresento 5 dicas de como você pode preservar a integridade de sua saúde mental.

1- Tenha bom humor e pensamentos positivo

Este será o primeiro passo para manter o foco da prevenção de sua saúde mental. Pessoas com bom humor aumentam a possibilidade de enxergar o mundo com mais positividade e o pensamento positivo ajuda superar problemas e situações negativas.

2- Estabeleça metas, mas não deixe de viver o presente.

Ter objetivos ajuda a pessoa focar em planos com mais determinação. Viva o momento, aprecie uma comida sentindo o gosto e sua textura sem estímulos externos, esteja presente na relação com seus filhos , com seu esposo ou esposa, sem uso do celular ou outras atividades que lhe tirem a atenção. Tire um momento para si mesmo, mesmo que seja para fazer nada.

3- Perdoe, não guarde mágoas.

A mágoa e a raiva limita qualquer ser humano em seu desenvolvimento emocional. Trás à tona sentimentos negativos a cada memória da situação. Perdoar não é fácil, mas é o principal caminho para te libertar dos sentimentos negativos.

4- Cuide de si mesmo e busque satisfação no que você faz. O resultado desta combinação pode ser sorrir mais, sentir mais disposição, ter pensamentos mais positivos, vontade maior para cultivar e fazer novos amigos. Fazer exercícios, meditação e terapia pode ser um dos caminhos para o cuidado de si mesmo.

5- busque autoconhecimento essa é a chave principal para ter saúde mental e evitar adoecer. Autoconhecimento é o caminho para compreender atitudes, sentimentos e emoções!

Vivemos em um tempo em que somos exigidos demais, o que também contribui para autocobrança, muitas vezes em excesso. Ter saúde mental é saber transitar entre o que esperam de nós e o que fazemos com o que esperam de nós!

Quer saber uma maneira de mudar, se fortalecer e obter sucesso na vida? clique no link: http://bit.ly/visionmedesenvolvimentopessoal

Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal
Acompanhe também:

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira