Autoconfiança ocorre quando a pessoa acredita ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Tem relação com competência pessoal e em como enfrenta as situações que acontecem em sua vida.


A autoconfiança está relacionada a própria capacidade e desempenho. Em acreditar que é capaz e que dará conta de realizar qualquer atividade ou ação e em superar qualquer dificuldade.
Entretanto muitas pessoas mesmo sabendo o que fazer para ter autoconfiança não conseguem desenvolvê-la em si mesmos. Isso ocorre pelo motivo da pessoa estar com baixa estima e se questionar se de fato tem potencial para resolver alguma situação.
Muitas vezes a baixa estima vem acompanhada de dúvidas e medo de não dar conta ou de não suprir aquilo que esperam dela.
O importante para pessoas autoconfiantes é que elas acreditam, que em situações em que as coisas não saíram confirme se esperava, elas podem aprender com seus erros e tentar novamente.
Por isso vou deixar aqui 3 dicas de como desenvolver e fortalecer a sua autoconfiança:
1- identifique suas qualidades e as desenvolva mais: 
Como somos seres humanos não vamos nos destacar em tudo. A própria ciência já comprova que existem diversos tipos de inteligência. Se permita um momento de reflexão e se pergunte: no que eu sou bom? Qual é o meu ponto forte? No que eu me destaco? Faça um lista, todo ser humano tem algum tipo de virtude. Reforce suas conquistas, mesmo que não ouça isso das outras pessoas.
2 – não se compare a outras Pessoas: 
Ninguém é igual a ninguém! Somos munidos de defeitos e qualidades, temos histórias de vida diferentes e somos únicos e individuais.
Quando nos comparamos aos outros abrimos possibilidades para permitir sentimentos de inferioridade, amargura, ciúmes e estresse. Esses sentimentos contribuem para baixa estima e perda de confiança em si mesmo.
3- Busque autoconhecimento:
Se conhecer é um caminho que contribui para saber lidar com críticas externas. Passamos por situações em que somos criticados pelo chefe, marido, esposa, filhos, colegas de trabalho, etc. Se você não estiver preparado para essas críticas a tendência é se sentir inseguro. A autocobrança, acrescido de críticas externas podem contribuir para que se questione se de fato tem potencial para lidar com situações adversas e deixar o medo do fracasso te dominar.
Como vimos é importante que cada um possa encontrar um forma de ser flexível consigo mesmo, que reconheça o seu potencial, que pense positivo e que se valorize. Pessoas assim apresentam resiliência e se colocam disponíveis para tentar de novo!
Para ter autoconfiança se torna necessário compreender que no mundo competitivo que vivemos sempre haverá alguém tentando dar o seu melhor.
Faça o mesmo, mas não se comparando e sim se conhecendo e buscando se superar a cada dia.
E você acredita no seu potencial? Como faz para buscar autoconfiança?
Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal
Acompanhe também:

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira