O autoconhecimento é o caminho para um melhor entendimento do funcionamento de uma pessoa. Contribui para se conhecer melhor e compreender a forma como responde às situações externas e em como toma decisões!

O autoconhecimento é um processo que leva a pessoa a ter consciência de como pensa e como se comporta em determinadas situações, levando-a a possibilidade de mudar seu padrão de respostas comportamentais, principalmente em situações consideradas negativas.

As situações negativas estão presentes em nosso cotidiano. Elas se apresentam em forma de cobranças na família e no trabalho, e dependendo de como a pessoa funciona interfere no seu processo de autocobrança.

Esse processo contribui para o aparecimento do stress e para sentimentos como: raiva, inveja, medo, frustração, ciúmes que evoluem para o aumento da ansiedade, podendo desenvolver outros sintomas como depressão, melancolia, euforia, entre outros.

Quando a pessoa se aprofunda no conhecimento de si mesma, tem mais facilidade de:

◦ Compreender melhor os pensamentos, desejos e metas que se quer alcançar.

◦ Perceber o que pode ser melhorado.

◦ Compreender melhor as pessoas com quem se relaciona.

◦ Responder as situações de forma mais positiva.

◦ Evitar que interferências negativas assumam o controle de sua vida.

◦ Ter uma melhor qualidade de vida e bem estar.

◦ Destacar-se nas atividades que realiza!

Ter autoconhecimento ajuda a aprimorar competências e habilidades, contribui para ter autoconfiança, ressignificar sua própria história de vida e ter resultados satisfatórios!

Quer saber uma maneira de mudar, se fortalecer e obter sucesso na vida? clique no link: http://bit.ly/visionmedesenvolvimentopessoal

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal

 

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira