Não existe uma pessoa no mundo que não tenha pensamentos negativos. Nenhum ser humano está livre de tê-los.

Os pensamentos negativos geralmente estão associados a algum evento negativo e se intensificam na medida em que a ansiedade e a preocupação aumentam. Eles se multiplicam através de eventos como: uma briga, uma discussão, saber de uma notícia ruim, por uma dificuldade no trabalho, preocupação com dinheiro e situações que se repetem e que você não sabe como lidar e transforma todo um acontecimento em um grande evento negativo.

Todo esse processo é o resultado de crenças limitantes, da falta de diálogo, da falta de assertividade e da falta de desenvolvimento pessoal. Quanto menos você se conhece mais facilmente cairá nas armadilhas do pensamento negativo.

O que ocorre é que o pensamento negativo interfere em nossas emoções e que se traduzem em sentimentos diversos como: raiva, medo, angústia, ódio, tristeza, entre outros. Todo esse processo faz aumentar a ansiedade e contribui para que haja reação a uma situação, sendo mais impaciente e agressivo.

Para controlar melhor os pensamentos negativos, seguem abaixo algumas formas de enfrentamento:

Previna situações que podem causar problemas

Prevenir vai evitar que se fique pensando no problema e que mantenha vivo na memória o pensamento negativo, afinal quanto maior o problema, mais você vai ficar pensando.  Existem as situações sobre as quais não temos controle e teremos que enfrentar mesmo contra nossa vontade, as situações em que o problema não nos pertence e nos vemos preocupados, e as situações que não vão deixar de aparecer, e que irão exigir o processo de respirar fundo, tentar se afastar da situação e ampliar sua visão para possibilidades, antes de focar com intensidade no pior. Para conseguir prevenir você precisa identificar o objetivo desse pensamento e não generalizar no sentido de acreditar que o fato de se tiver acontecido uma vez, vai acontecer sempre.

Fazer o exercício da não reclamação

Se ouça e se observe. Quais são as palavras que você mais repete no dia? A maioria é de reclamação ou de gratidão? Lembre-se que quanto mais você repete uma reclamação mais você reforça o campo da negatividade. Por exemplo, procurar uma outra pessoa para reclamar não é simplesmente uma forma de aliviar a dor e desabafar. Junto com esse processo, o seu cérebro trabalha no sentido de intensificar o campo da negatividade, e é tão intenso que estar perto de pessoas negativas contagia o ambiente, que se torna mais explosivo e mais tóxico. Por exemplo, você já chegou contente em um local em que o clima mudou totalmente a sua animação? Ou o modo como a pessoa fala da outra alterou o seu estado emocional? Uma forma de lidar com esse tipo de situação é mudar o assunto e levar para a conversa algo positivo.

Não ficar pensando no assunto

Remoer a situação só vai te deixar pior. Se tiver a possibilidade de resolver, resolva. Se a resolução não depende de você, mude o foco do seu pensamento. Foque nas coisas que te fazem bem, que te trazem a sensação de bem-estar.

Ressignifique sua história e conheça a si mesmo

Compreenda melhor suas relações e como se coloca nestes relacionamentos. Quando você consegue dar um significado mais positivo para o que acontece, sua visão de mundo fica muito mais colorida e tudo muda de significado!

Gostou desse texto? Então me conte, o que você faz para controlar os pensamentos negativos? Comente abaixo, afinal crescer emocionalmente só depende de você.

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Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal
 
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