Tem coisa melhor do que viajar? Você pode até responder que sim, pois somos diferentes e podemos gostar de coisas diferentes. O que podemos concordar é que viajar traz inúmeros benefícios para nossa saúde física e emocional.

Independente do destino, a viagem nos traz sensação de pleno prazer. Só de pensar e preparar como vai ser a viagem, já ficamos na expectativa e contando os dias para desfrutar de cada momento desse dia tão esperado.

Passamos pela fase de escolher onde ir, de verificar quanto vamos gastar, o que vamos levar, o que vamos vestir, com quem vamos e contamos quantos dias faltam para arrumar as malas e sair para desfrutar cada momento. 

Os benefícios de uma viagem são inúmeros e além de toda expectativa o que é considerado como negativo passa a ser visto como positivo, por exemplo: Viajar diminui estresse, tristeza, dores no corpo, dificuldade de dormir, preocupações com a rotina do dia a dia e preconceitos! Acredite, as pessoas ficam mais acessíveis às diferenças!

Além disso, viajar também aumenta a autoestima, a criatividade, o sentimento de bem-estar e de felicidade. 

Por que isso acontece?

Porque viajar contribui para tirar as pessoas da rotina estressante de compromissos e preocupações com a família, com o trabalho e estudo, ativa toda expectativa que tínhamos em relação ao planejamento da viagem, além de contribuir para lembranças que serão inesquecíveis em sua mente!

Resultado: vivenciar momentos positivos e relaxantes! Vai haver um descanso da mente, principalmente nesta era que estamos vivendo em que tudo está voltado para trabalho e produção. Uma mente descansada contribui para um retorno mais energizado, criativo e produtivo.

Com tudo isso por que não viajar? Não tirar férias?

Uma dica para que sua viagem não se torne um problema futuro é:

Não viajar sem se planejar financeiramente. Desfrutar dos prazeres e sair dizendo para você mesmo: “depois eu vejo como faço”, é a maior cilada que você arruma para si mesmo!

Ver depois que o estrago já aconteceu vai trazer dor de cabeça. Por exemplo:

Se você for casado as dívidas vão aumentar, o dinheiro não vai entrar e as discussões serão inúmeras a ponto de um magoar o outro!

Se você é solteiro e age dessa forma, está se educando muito mal financeiramente, e será essa a forma que vai levar para quando formar sua família!

Então a dica é: se planejar! O ano tem 365 dias. Basta pensar: para onde quero ir, quanto custa, quais serão os gastos adicionais e separar mensalmente uma verba apenas para este fim! E para isso você vai ter que rever seus custos fixos para conseguir pagar as suas contas e ainda guardar dinheiro para desfrutar de sua viagem com muito prazer e sem preocupações desnecessárias para viver bem os demais dias de seu ano!!! 

Por isso não abra mão de tirar uns dias de férias! O corpo precisa relaxar e a mente agradece!

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira