É extremamente prejudicial no seu processo de desenvolvimento focar sua energia com a preocupação do que estão dizendo ou pensando de você!

Por este motivo vou apresentar cinco dicas de como você pode enfrentar essa questão para que possa se desenvolver mais emocionalmente!

  1. Pare para refletir porque se preocupa com a opinião alheia.

É importante parar para pensar sobre o que está por traz de sua preocupação. Sentimentos de medo, angústia, frustração e raiva estão presentes?

Se sim faça o seguinte questionamento: o que te dá medo? Que me deixa angustiado? Bowie me frustra? Bowie me deixa com raiva?

Por exemplo: Se for medo, medo do que? Será que o medo está relacionado a perder a imagem que construiu? Ou há o medo de magoar alguém se disser o contrário do que a pessoa quer ouvir? Ou o medo envolve perder o lugar que tem na relação?

Pense: qual é o preço que você paga para manter sua imagem e posição?

Conseguir responder a essas perguntas vai te ajudar a se aprofundar cada vez mais em seu autoconhecimento e a se preocupar cada vez menos com o que falam de você!

  1. Saiba ouvir o que o outro tem a dizer e ser criticado.

É importante saber ouvir e até mesmo apresentar preocupação, porém também é importante que saiba analisar o que te dizem, filtrar o que não é positivo e o que pode contribuir para que possa crescer de fato, principalmente porque vivemos em um mundo onde manipulamos e somos manipulados. É difícil saber as intenções da outra pessoa.

Também precisa ter a consciência de que não deve impor sua opinião para as pessoas. Uma conversa colaborativa traz muita sensação de construtividade e de bem-estar!

  1. entenda quais são as suas crenças e valores.

Tanto as crenças, como os valores, podem limitar suas ações e seus pensamentos se você não tiver consciência sobre elas. Quando compreender esse processo, você será capaz de perceber o que está por traz de uma crítica, seja ela construtiva ou não!

  1. Compreenda que não tem como agradar a todos.

Muitas pessoas passam a vida tentando agradar outras pessoas e continuam se sentindo frustradas porque nem sempre conseguem.

Por que isso acontece?

Porque as pessoas são diferentes e não pensam iguais. Por mais que você tente agradar, sempre haverá alguém que não vai compreender e vai continuar a sofrer por não se sentir validado na relação.

  1. Deixe de seguir a multidão:

Pessoas não confiantes pegam a opinião alheia e transformam em sua opinião, sem nem mesmo saber sobre o que está falando. Além de ficar fora de contexto você se torna “fake” para você mesmo!

Compreenda que seguir os seus princípios com total sabedoria de quais são eles, te fortalecerá como pessoa, alimentará a sua autoestima e te ajudará a encarar o mundo com uma ótica muito mais positiva!

Quer saber uma maneira de mudar, se fortalecer e obter sucesso na vida? clique no link: http://bit.ly/visionmedesenvolvimentopessoal

Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal
 
Acompanhe também: