Muitos pais não sabem, mas eles contribuem muito para que seus filhos comecem a mentir. Dependendo da mensagem que você passa, a criança compreende que não falar a verdade pode ser a melhor opção, e reforça esse comportamento ao longo de sua vida.

Segue abaixo 3 dicas de situações que podem levar seus filhos a mentirem.

No final do texto apresento uma dica especial que vai te ajudar na relação da verdade com seu filho!

 

Pedir para a criança dizer a verdade e depois castigá-la 

Ao invés de castigar e brigar com seu filho por ele ter mentido, você deveria parabenizá-lo por contar a verdade. Toda vez que a criança mente e é castigada, ela recebe a seguinte mensagem: se eu contar a verdade vou ser punida! A recompensa por contar algo que muitas vezes ela sabe que está errado é negativa. Entretanto quando você parabeniza seu filho, você abre possibilidades para diálogo, acolhimento e compreensão da ação inadequada que foi realizada pela criança, pois abre espaço para uma conversa.

Não perceber que a criança está mentindo por sentir medo.

Quando a criança está mentindo, ao invés de reagir gritando ou “batendo”, sente com ela e tente entender o que está acontecendo.

Tente dizer: Sinto que o que está me dizendo não é verdade, o que te assusta? O que te dá medo?  Além da criança se sentir acolhida, ela perceberá que pode confiar em você para dizer a verdade e nesta conversa entender o motivo de seu comportamento ser inadequado.

Não perceber que a criança mentiu para não te decepcionar

Muitas crianças quando fazem algo que sabem não ser o correto, mentem com medo de decepcionar os pais. Isso ocorre por amor. A criança ama e entende que não fazer o que esperam dela é uma grande traição na relação.

Para evitar esse comportamento, procure compreender o que está acontecendo e explicar para a criança que as coisas podem ser realizadas de uma outra maneira e que você não deixará de amá-la por dizer a verdade e arcar com as consequências de seus atos.

Dica especial: 

Seja exemplo para seus filhos

De nada adianta solicitar que as crianças façam algo que você não faz. A frase: faça o que eu digo, não faça o que eu faço, não funciona. Os adultos são espelhos das crianças. Se eles perceberem que você mente, vai aprender também.

Fique atento a situações em que não se dá conta de que está passando uma mensagem de não verdade, por exemplo:

  • Estar em casa e pedir para o filho dizer para a outra pessoa que não está.
  • Chegar a um evento em que há uma enorme fila e burlar as regras junto com a criança, dando um jeitinho para furar a fila.

Que mensagem você acredita que está passando com esse comportamento? Pense, se você for íntegro entre o que ensina e o que faz, provavelmente não terá problemas que envolva mentiras na relação com seu filho!

Identificar a causa da mentira vai ajudar muito na educação e aprendizado e em termos gerais a possibilidade da criança dizer a verdade será  menor se ela sentir medo de ser punida. Pense nisso!

 

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Terapeuta de Família e Casal

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira