• Filho de peixe, peixinho é?
  • Pau que nasce torto não se endireita
  • Só se dá bem na vida quem estudou
  • Filho de peixe, peixinho é
  • Dinheiro não traz felicidade
  • Na minha vida nada dá certo

O que essas frases tem em comum? De que forma afetam a sua vida?

Continue no texto que abordarei esse tema!

Todas essas frases tem em comum uma mensagem negativa que limita o desenvolvimento pessoal e emocional. Elas se tornam como verdades absolutas que interferem no modo de pensar, agir e de se relacionar com as pessoas. São crenças negativas que inibem o desenvolvimento da inteligência emocional. (capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e também reconhecer o mesmo em outras pessoas).

Em um contexto mais amplo, vamos compreender o significado dessas frases limitadoras:

Pau que nasce torto não se endireita: apresenta a mensagem de que não há possibilidade para mudança. Nasceu assim, vai morrer assim. Não há nada que se possa fazer que contribua para melhorar a situação.

Só se dá bem na vida quem estudou: a mensagem que se compreende é de que, se as pessoas não estudam, não terão oportunidades. Isso é um mito. Já observou que em nosso meio social há pessoas que prosperam em muitos negócios sem ter tido nenhum tipo de estudo?

Filho de peixe, peixinho é: apresenta a mensagem de que, se os pais forem bem-sucedidos, os filhos também serão, ou, se os pais não forem bem-sucedidos, os filhos também não serão! Você acredita nisso? Que a sua história é predeterminada pelo comportamento do outro? Que você não pode se desenvolver, se conhecer e ressignificar a sua história, para não a reproduzir?

Dinheiro não traz felicidade: essa é uma mensagem que dissocia uma coisa da outra e faz com que as pessoas acreditem que basta amor para superar todas as adversidades da vida. Porém é um mito. De fato, a felicidade é algo que se sente quando se está bem consigo mesmo. Porém a falta de organização financeira pode contribuir para discussões, distanciamentos e separações. O dinheiro pode ser um potencializador para a busca de bem-estar.

Na minha vida nada dá certo: Já ouviu as pessoas dizerem: “só me ferro”? “tudo acontece comigo”? Essa é outra frase limitante que passa a mensagem de que tudo o que for realizado não vai dar certo, melhor nem tentar. Uma frase que contribui apenas para uma coisa: baixa autoestima! Manter essa crença te coloca para baixo e te mantem lá, até você querer sair deste lugar.

Todas essas frases limitam o desenvolvimento, não permitem ações e interferem nos resultados. Isso ocorre porque a pessoa se torna o que pensa, se comporta como pensa e age conforme pensa.

Gostou do texto? Comente abaixo que frases você ouve e que agora entende que pode ser uma mensagem limitadora.

Quer saber uma maneira de mudar, se fortalecer e obter sucesso na vida? clique no link: http://bit.ly/visionmedesenvolvimentopessoal

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Palestrante

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira