Você sabia que para lidar com o sentimento de medo você deve acolhê-lo ao invés de refutá-lo e negá-lo?
O medo é uma sensação que desperta um estado de alerta. Muitas vezes está relacionado a ameaça de perigo e de que algo “ruim” pode acontecer. Quando este estado de alerta é disparado o medo vem acompanhado de uma ansiedade elevada, temor e preocupação.

O corpo também reage a esse estado da pessoa: geralmente o coração dispara, começa-se a suar frio, sente falta de ar e dores pelo corpo devido à tensão causada por essa sensação.

Desta forma, quando passa a ser algo incontrolável pode se transformar em fobia associada a algum objeto que lhe causa pavor, por exemplo, medo irracional de avião, de animais, de altura, de palhaço, de insetos, de elevador, entre outros. Também pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos que envolve síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, entre outros. 

O que leva uma pessoa a desenvolver o medo irracional e paralisante é não compreender que este medo precisa ser acolhido ao invés de ser negado. Na prática do dia a dia ouvimos as pessoas dizerem: “livre-se do medo”!

Livrar-se do medo é uma forma de não enfrentar o que realmente contribui para se paralisar frente a uma situação. 

A ideia de acolher o medo é uma proposta que compreende a importância de perceber o que acontece com você e o que pode estar contribuindo para essa sensação. É parar por um momento para observar o seu corpo e o seu estado emocional. Identificar se sentiu essa sensação em outras situações parecidas e pensar o que fez para superar. Exercícios de respiração ajuda bastante a se acalmar e passar por esse processo.

Por isso acolha seu medo, se observe e tente buscar qual é a fonte que está causando essa sensação. Somente assim você poderá encontrar recursos internos de como lidar com esse estado que altera a sua ansiedade e assim controlá-la ao invés de se deixar ser controlado por ela!

E aqui vai minha dica para você:

Quer ter resultados? Alcançar objetivos e sentir que sua vida tem sentido?

Então compreenda que pessoas bem-sucedidas sentem medo, tem preocupações e apresentam dúvidas, como qualquer outra pessoa. Porém a diferença entre elas e as que não apresentam bons resultados é que as pessoas de sucesso tentam compreender o que está acontecendo e não esperam que o medo diminua ou desapareça para começar a agir. 

Pense nisso!

Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Palestrante
 
Acompanhe também: