A expectativa se relaciona a posição de quem espera que algo ou alguma coisa possa acontecer. Te leva a se colocar em um futuro que não se realiza.

 

 

 

Por exemplo: expectativa para emagrecer, para melhorar de vida, de que seu marido ou esposa te compreenda em alguma situação específica, de receber um presente ou um parabéns no dia do seu aniversário, de que em uma conversa você se sinta compreendido e validado, de ser reconhecido como um bom profissional e receber aumento. 
A questão principal é que a expectativa te mantém fora da realidade e alimenta sua imaginação e fantasia.
Por exemplo: se você é um filho que cresceu em uma família que seu pai apresenta pouca expressão de contato físico, você pode alimentar a expectativa de que um dia irá lhe abraçar e lhe dar mais atenção e carinho.
A questão aqui é que na expectativa de esperar que ele faça isso, você também tende a se afastar dificultando ainda mais a aproximação de ambos. Nesse processo você cria um imaginário de que um dia seu pai irá lhe abraçar e expressar que te ama. Se esse dia não se concretizar da forma como criou essa expectativa, a tendência é você se sentir frustrado.
A frustração nada mais é do que um estado que te leva a não se sentir satisfeito, pois algo que esperava não é alcançado. Quanto maior for a expectativa, e essa expectativa não se tornar realidade, maior será o seu sentimento de frustração, decepção, desilusão e insatisfação. 
Agora se a expectativa se confirma, é possível que você se ouça dizendo: foi melhor do que imaginei! Superou todas as minhas expectativas!
Como somos seres humanos é um processo natural criar expectativas, pois vivemos de relacionamento. A forma como você cria sua realidade de mundo contribui para a forma como você vê as pessoas e, principalmente, como espera que elas ajam com você.
O que ocorre é que cada pessoa tem uma realidade de mundo diferente, e muito provavelmente ela não vai agir conforme suas expectativas. 

 

Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Palestrante
 
Acompanhe também: