Geralmente o que leva os casais a buscarem ajuda está relacionada a algumas crises vivenciadas na relação conjugal.

Ao longo dos anos algumas situações contribuem para um distanciamento entre eles. Por exemplo:


  • Sentir que dá mais do que recebe.
  • Sentir que a outra pessoa está distante e não oferece a atenção que oferecia antes.
  • Situações que envolvem traições.
  • Não se sentir compreendido, confirmado e validado pelo outro.
  • Se sentir desconfirmado no que faz.
  • Se sentir controlado pelo parceiro.

Esses são alguns motivos que levam os casais a brigarem e também desenvolver o desejo de separação.

O que ambos não percebem, é que todas essas situações são alimentadas pelos dois. E essa é a complexidade maior. Porque na prática cada um acredita que quem tem que mudar é o outro. Posição essa que anula por completo a responsabilidade de si próprio na forma como contribui para o problema na relação.

Por exemplo, quando um dos parceiros sente que dá mais do que recebe, ele não para pensar que essa sensação de injustiça faz com que também se afaste, pois o desejo é não estar perto de quem você sente que não te valoriza.

O mesmo acontece quando um dos cônjuges tem a sensação de que não é compreendido e validado. Sentir-se não compreendido também leva ao afastamento do outro, porém como o foco está na outra pessoa, ela não consegue enxergar esse processo.

Também há afastamento na relação quando um dos parceiros percebe que o outro não está mais próximo como antes. Como a tendência é alimentar pensamentos negativos referente a esse comportamento, passa a se afastar também.

Já parou para pensar que todos esses processos contribuem para a possibilidade da entrada de uma terceira pessoa na relação? O que isso quer dizer?

Que quando há traições não existem vítimas e nem culpados, ambos são responsáveis pelo que acontece na relação. O que fazer para evitar essa situação? Muito diálogo e novos acordos.

Então, para responder a pergunta: “O que levam os casais a procurarem ajuda”, é o fato de compreenderem que há possibilidade de mudar o que sentem que não está bem e voltar a investir na relação.

Qual é o melhor momento?

Aquele em que o casal faz a escolha de buscar saúde para a relação, pois, a terapia de casal tem como objetivo ajudar os casais a encontrar possibilidade de mudanças tanto individualmente, quanto na relação a dois.

Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Palestrante
Acompanhe também: