Você acha que seu dia tem poucas horas?
Que você não tem tempo?
Que faz muitas coisas e não tem tempo para outras?
Sente que não consegue se organizar na vida pessoal e profissional?
Neste texto conto como você faz para não conseguir se organizar e roubar tempo precioso que te impede de alcançar os resultados desejados.

Atualmente nós vivemos em um época que incentiva nossa participação em muitas atividades e que reforça a ideia de entrega de resultados em todas as áreas . Esse processo contribui para aumento da ansiedade e questionamentos internos como: tenho que fazer isso, tenho que fazer aquilo, preciso finalizar um projeto, etc. Muitas vezes esse processo da autocobrança leva a pessoa a uma desorganização interna que interfere na forma como se organiza externamente.
Essa desorganização contribui para asensação de que o dia não é suficiente para dar conta das tarefas do trabalho, dos estudos, da família e da vida pessoal. Também contribui para dois fatores importantes: procrastinação e preguiça.
A procrastinação é deixar as coisas para fazer em um momento futuro. Por exemplo, deixar de responder e-mails que não levariam mais que um ou dois minutos e acumular vários para o fim do dia ou dia seguinte; não sentar com seu filho para uma conversa pontual diante de uma pergunta que não levaria muito tempo para responde-lo, deixar para fazer uma pesquisa rápida depois, etc.
A preguiça é um estado de moleza, de morosidade, relacionada a algo que não se quer fazer. É muito comum você sentir preguiça. Geralmente você diz para si mesmo nessa hora: vou deixar para fazer tal coisa depois, agora vou deitar, vou fazer nada, vou jogar em algum aplicativo, ver as redes sociais. O problema nesse comportamento ocorre quando se torna uma rotina e quando você vê, tarefas simples e importantes passam a se tornar emergenciais.
Tanto a procrastinação, quanto a preguiça roubam seu tempo e te desorganizam para tarefas simples e também complexas. Também contribuem para aumento de ansiedade e a possibilidade de desenvolver adoecimentos em função da autocobrança que aparece com frequência maior.
Dica especial:
Não ter metas e objetivos também roubam o seu tempo e contribuem para se desorganizar internamente! Contribui para se envolver em atividades que não vão trazer a sensação de qualidade de vida e bem-estar.
Escrito por:
Fabiane Moraes de Siqueira
Psicóloga e Palestrante
Acompanhe também:
Instagran: @fabianemsiqueira