A autoaceitação é um dos principais ingredientes na busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Isso porque envolve ter plena consciência de que nem sempre as suas verdades, que foram construídas ao longo do tempo, são reais. Por este motivo, precisa desenvolver a sabedoria de saber questioná-las e confrontá-las.

Quando você não desenvolve esse processo, sem perceber desenvolve dor e sofrimento, pois a tendência é buscar formas de amortecer a dor interna, como por exemplo: se isolar, fazer uso de bebida e outras drogas e até mesmo desenvolver mecanismos de defesa capazes de te tirar da realidade.

Por isso é extremamente importante se aceitar como você é, pois assim você desenvolve a capacidade de sempre se melhorar, afinal você não precisa ser bom em tudo.

Segue abaixo 5 dicas que você pode começar a colocar em prática para seu processo de autoaceitação:

Compreenda que tudo tem seu tempo.

As coisas só começam, quando tem que começar. Esteja presente, com escuta ativa e com total atenção aos momentos que você vivencia. Quando você compreende que as coisas tem seu tempo para acontecer, você amadurece e não perde oportunidades.

Aprecie cada pessoa que você conhecer

Quando você conhece uma pessoa, essa pessoa vai agregar algo na sua vida. Conhecer pessoas não é acaso, elas estão aí na sua frente para que você possa aprender e evoluir, seja na dor, seja no prazer.

Você pode aprender a filtrar o que vai ajudar a evoluir sabendo o que fazer e até mesmo o que não fazer em seu processo de crescimento.

Não menospreze nenhum ser humano, nem aquele que te faz entrar em contato com seus sofrimentos, nenhum momento de sua vida e nenhuma experiência que tenha vivido, afinal elas também são responsáveis por cada qualidade que você desenvolveu em todo o seu processo.

Elimine a autocrítica

Pare de se autocriticar fazendo o questionamento de que você deveria saber o que sabe hoje em algum momento anterior de sua vida. Você não teve a oportunidade de saber antes, mas agora você sabe, você tem o conhecimento, então esse é o seu momento, saiba como utilizar seu novo aprendizado, se transforme e siga em frente. Isso envolve também eliminar pensamentos negativos.

Comece e termine o que se propõe a fazer

Isso significa que com seu novo conhecimento você pode começar e ter a compreensão de que não precisa desistir, então comece e termine o que se propõe a fazer, mesmo que haja obstáculos, dificuldades ou que lhe pareça impossível. O impossível foi criado pela sua mente, transforme então o impossível em possibilidades.

Quando você coloca em prática a autoaceitação você se empodera e se torna mais confiante. Pois você compreende que não precisa saber de tudo, que não é perfeito e que pode sempre parar para refletir: como posso melhorar? E somente dá para fazer isso quando você aceita que pode aprender com tudo o que acontece com você, podendo assim se superar cada vez mais e ser cada vez mais a melhor versão de si mesmo!

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga e Palestrante

Acompanhe também:

youtube.com/fabianesiqueira

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira