Trabalhar em casa exige disciplina, foco e concentração.

Para que sua produtividade se mantenha em um nível elevado, vou apresentar 6 dicas que vai fazer a diferença na hora de realizar as atividades do trabalho.

 

1- Comunicação e acordo familiar para não haver interrupções. 

Se você tem filhos e mora com outros familiares, se reúna com eles explicando que você terá que trabalhar em casa, e quando estiver em horário de trabalho peça para que não façam interrupções, nem para fazer uma pergunta simples, pois podem interferir em sua produtividade e energia. 

A neurociência explica que a cada interrupção, você leva de 7 a 14 minutos para voltar a ter produtividade e se concentrar no que estava fazendo. Faça as contas, se você for interrompido 4 vezes, aproximadamente 1 hora de produtividade do seu trabalho será perdida. 

O mesmo vale para cada momento que você visualiza e-mail e celular. Por este motivo desative notificações e organize horários específicos para responder e-mails e mensagens do smartphone. 

Atenção:  Não ter interrupções é diferente de fazer pausas. A pausa é necessária para ir ao banheiro, tomar água e almoçar.

 

2- Organize seu espaço de trabalho

Utilize um local com luz branca e de preferência perto da janela em que há entrada de luz solar. 

Evite espaços com circulação de pessoas e televisão ligada. 

Deixe a mesa organizada e sente-se em uma cadeira que mantenha a sua postura para evitar dores pelo corpo. 

Se possível evite o espaço que utiliza para dormir. Se você trabalhar no espaço que está a sua cama, seu cérebro se confunde se você estará lá para trabalhar ou descansar. Se puder preservar esse local, melhor. 

 

3- Se vista como se fosse trabalhar na empresa 

Sua mente registra como se sente. Se você estiver de pijama ou muito à vontade em termos de vestimenta, em pouco tempo você vai perder a energia e a produtividade e vai procrastinar deixando o que é importante para fazer depois.

Se vestir bem vai contribuir para aumentar sua autoconfiança e autoestima.

 

4- Faça um planejamento das atividades

Fazer planejamento ajuda na organização e efetividade do trabalho. O ideal é que você tenha um planejamento semanal e diário.

O planejamento contribui para produtividade e também trabalha a mente mandando mensagens do quanto está sendo efetivo o que faz. 

Faça um checklist das atividades que precisa desenvolver no dia e organize o que está por fazer, o que está em realização e o que já foi efetivado.

 

5- Seja compromissado

Pense que o seu compromisso não é apenas com a empresa é, principalmente, com você mesmo! Faça o seu melhor sempre com o objetivo de se superar. Esse processo alimenta sua autoestima e confiança. 

Trabalhe sem petiscos em sua mesa e sem levantar para assaltar a geladeira. Coma em horários adequados. Ficar levantando vai fazer você se distrair, conversar com as outras pessoas e ainda vai passar uma dupla mensagem a seus filhos e família, afinal você pediu para que não te interrompam e se você se levanta e conversa com eles o tempo todo, a mensagem não ficará clara. 

 

6- Mantenha a rotina do horário de trabalho. 

Organize seu horário de trabalho e mantenha a disciplina. Não é porque está em casa que vai acordar mais tarde ou não conseguir parar de trabalhar. 

Se, por exemplo, seu horário é das 8h00 às17h00, mantenha essa rotina. Comece as 8h00, faça descanso de 15 minutos pela manhã, faça pausa de uma hora para o almoço, pausa de 15 minutos após almoço, e as 17h00 saia de seu trabalho. Vá embora quando acabar seu horário de trabalho. Mesmo que esteja em sua casa, levante-se, encoste a cadeira, feche o computador, deixe tudo organizado, saia e vá fazer outras coisas que não seja trabalhar. 

Em outras palavras, no horário de trabalho mantenha foco, disciplina e organização, e quando terminar seu trabalho, desligue-se dele. 

 

Essas são 6 dicas de ouro, não deixe de levá-las a sério, somente assim você vai ofertar o seu melhor e sentir que está sendo produtivo!

O que achou dessas dicas? Comente abaixo!

 

Escrito por:

Fabiane Moraes de Siqueira

Psicóloga, Coach e Palestrante

Acompanhe também:

Links redes sociais: https://linktr.ee/fabianemsiqueira